PORTAL

A utilização das planilhas eletrônicas na escola

Sabemos que é imprescindível a utilização das novas tecnologias pelo setor administrativo e pedagógico da escola. Todo e qualquer trabalho realizado na escola pelos professores, funcionários, gestores, coordenadores e alunos exige a utilização do computador, da internet ou até mesmo de outro recurso tecnológico.

Uma pesquisa, uma declaração, o cadastro dos alunos no Senso, o cadastro da escola em programas do governo, a elaboração de provas, a elaboração de projetos, uma planilha de alunos aprovados e reprovados, uma tabela de notas dos alunos por turma, um gráfico do número de alunos desistentes, aprovados e reprovados por ano letivo, enfim a maior parte do trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação exige a utilização das famosas novas tecnologias da informação e da comunicação.

Programas como Word, Power-Point, Excel e outros estão disponíveis nos computadores para auxiliar o trabalho na escola, seja na secretaria, na coordenação, na direção, na sala dos professores e até mesmo pelos alunos. O programa Excel realmente é um programa um pouco difícil de utilizar se comparado com os demais, porém é de grande relevância para a elaboração das planilhas eletrônicas como também para a elaboração de tabelas e gráficos. E, portanto, necessário que todos os profissionais da educação possam se atualizar quanto ao manuseio de tais programas para que possa representar o diagnóstico da realidade da escola através de planilhas, tabelas e gráficos.

O Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação e com as Secretarias de Educação do Estado e do Munícipio promovem programas de qualificação para docentes e profissionais da educação básica como por exemplo o E-Proinfo, que apresenta modalidades de carga horária e cursos de preparação que orientam tais profissionais na utilização das ferramentas tecnológicas.

Aprendendo a manusear as novas tecnologias e absorvendo essa cultura digital, os professores podem estimular os alunos a também utilizarem corretamente os programas nos computadores e assim construírem planilhas, gráficos e tabelas para auxiliar na aprendizagem dos mesmos como também para auxiliar na apresentação de trabalhos em todas as áreas do conhecimento. E assim, fazendo uso dos recursos tecnológicos os alunos são motivados a desenvolver suas habilidades e competências.

Aureliana Tavares - aurelianatavares@gmail.com
Professora Licenciada em História e Ciências com Habilitação em Biologia pelo CFP - UFCG. Professora efetiva no Município de Cajazeiras - PB e no Estado da Paraíba. Mestranda em Ciências da Educação na UTIC - Universidad Tecnologica Intercontinental. Ministrante de Cursos de Formação Continuada para Docentes.
Compartilhe esta notícia :

Siga-nos pelo email

Seguidores

 
Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. DESTAQUE CZ - Todos os Direitos Reservados
Web Design Heraciel de Souza
Proudly powered by Blogger